segunda-feira, 25 de abril de 2011

Atividade sobre Globalização

A partir da análise sobre o vídeo "Globalização em 1 minuto" e sobre os temas da atualidade, responda:
1)Faça uma relação entre a primeira imagem do filme e a teoria da Globalização.
2) a Globalização pode ser definida como um processo imperialista da atualidade? Justifique.
3) Elabore um texto com mínimo 20 e no máximo 30 linhas sobre o tema: Qual Globalização queremos para o futuro?
4) Sintetise os conceitos de Globalização sobre os aspectos culturais, econômicos e políticos.

2 comentários:

  1. 1) A primeira imagem do vídeo mostra a forma de transporte mais usada para que os 'países' se comunicassem naquela época. As embarcações eram os meios de transportes mais utilizados e mais avançados. Relacionando isso com a globalização, vemos que com ela tudo evolui. Embarcações ainda são usadas, mas os transportes mais usados são jatinhos, aviões, e a própria internet, que rompeu muitas barreiras no mundo permitindo com que o mesmo estivesse conectado em "um só lugar".

    2) Sabendo que o imperialismo consiste no domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outras, a globalização pode sim ser definida como um processo imperialista. Os Estados Unidos influencia muito no processo de globalização, isso faz com que ele seja "um país imperialista", no modo que diversos países são influenciados por ele, tanto culturalmente como econômicamente.

    3) Entregarei na aula.

    4) A globalização mudou os conceitos de muitos países, de formas variadas. As culturas estão sendo baseadas em uma só, a economia tem girado em torno de um só interesse, e a política vem se desenvolvendo de forma onde 'todos possam ser beneficiados', mas nem sempre é assim. A globalização surgiu na intenção de inclusão, mas infelizmente tem provocado grandes números de exclusão.

    ResponderExcluir
  2. 3) Estamos em uma época em que a globalização não é tão desenvolvida quanto queríamos, o mundo está muito violento, com muitas guerras, muitos políticos ladrões,muita desigualdade social , pessoas passando fome, em estado de enfermo, muitas injustiças.
    Queremos um mundo melhor para nossos descendentes, mais desenvolvido politicamente, socialmente, economicamente. Um mundo diferente do que vivemos nos dias de hoje.
    Apesar de estamos em um mundo muito melhor e mais avançado do que pensávamos, pois se vermos o nosso passado, houve muito progresso até os dias hoje, mas temos que está evoluindo cada vez mais, até chegarmos o mais próximo de nosso objetivo, um mundo mais justo e tecnológico. Após esse longo processo acontecer, a vida da humanidade irá mudar bastante, pois a forma de pensar das pessoas será outra, sendo assim, estaremos em um mundo globalizado.

    ResponderExcluir